• (14) 3434-2525
  • superintendencia@hcfamema.sp.gov.br

O HCFAMEMA durante esta semana desenvolveu e participou de ações em menção ao importante Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em apoio à inclusão social, autonomia, garantia de direitos e no combate à discriminação e no estigma enfrentado pelas pessoas com sofrimento e transtornos mentais.
Como integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), o HCFAMEMA em conjunto com diversos serviços de saúde como CAPS-AD, Residências Terapêuticas, Centros de Convivência, Ambulatórios, Unidades de Saúde Primária, Secundária e Terciária, promovem assistência integral desses pacientes, com acolhimento, acompanhamento contínuo em seus diferentes níveis de complexidade.
A equipe do Núcleo de Psicologia da Unidade de Cuidados em Saúde Mental realizou com os pacientes atividade terapêutica que resultou em uma exposição no saguão do HC Adulto, com mensagens reflexivas de respeito e de inclusão social. No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do HCFAMEMA, os pacientes também puderam imprimir por meio de desenhos suas percepções acerca do tema.
A exteriorização das percepções dos pacientes contribuem para uma nova visão dos colaboradores, de que cada ser humano possui um modo único de ser e estar no mundo.
No dia 17 de maio, no evento promovido pela Liga de Saúde Mental no auditório da Famema, que contou com a participação da Profa. Maria Cecília Dellatorre que rememorou a história, o processo e a luta da reforma da saúde mental.
Além dessas participações, Jurandir Gelmi, participou no dia 18 de maio de uma reunião com representantes da saúde, no Museu de Paleontologia e, entrou ao vivo, à convite do CAPS-Infantil e Centro de Refêrencia em Saúde do Trabalhador (CEREST) para um bate papo levando reflexões sobre a Luta Antimanicomial e as estratégias de promoção da saúde do trabalhador.

“…O HCFAMEMA está sempre em busca de melhorias contínuas para o acolhimento dos pacientes com sofrimentos ou com transtornos mentais, diz Jurandir Gelmi.

 

 

 

 

17/05/2023

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem