• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Famema e HCFAMEMA promovem 2º encontro com prefeitos e secretários de saúde

Famema e HCFAMEMA promovem 2º encontro com prefeitos e secretários de saúde

A diretoria da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e a Superintendência do HCFAMEMA promoveram na manhã desta quarta-feira, dia 17 de abril, no Auditório Dr. Mário Alberto Cosentino, o 2º Encontro de Prefeitos, Secretários de Saúde e articuladores de saúde dos municípios integrantes do DRS IX – Departamento Regional de Saúde. O objetivo do evento foi fortalecer a parceria da Famema e do HCFAMEMA com os municípios.

Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz

A abertura oficial do encontro foi do Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz. O Vice-Diretor, Prof. Dr. José Augusto Sgarbi, fez uma apresentação sobre a Famema e a Superintendente, Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes, fez uma explanação sobre o HCFAMEMA. O Subsecretário de Relacionamento com Municípios da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pinheiro Santana, o Secretário Municipal da Administração, Cássio Luiz Pinto Junior, representando o Prefeito de Marília, Daniel Alonso, e o vereador Luiz Eduardo Nardi representando a Câmara Municipal de Marília completaram a formação da mesa oficial.

Além de prefeitos, secretários de saúde e articuladores de saúde, também participaram do encontro, representantes do DRS IX, do CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), os vereadores de Marília, Wilson Damasceno e Danilo Bigeschi, e a Coordenadora do Núcleo de Apoio à Comunidade da Famema, Sônia Custódio.

Pela Famema também participaram, o Diretor Administrativo, Prof. Dr. Luís Carlos de Paula e Silva, o Diretor de Graduação, Prof. Dr. José Raphael de Moura Campos Montoro, o Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, o Presidente da Fumes, Prof. José Carlos Nardi, o Diretor Técnico do HC I, Prof. Dr. Paulo Henrique Weib e a Diretora Técnica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Dra. Roberta Cardozo Flores. Representantes das Associações de Funcionários da Famema e do HCFAMEMA, AFFMESM e APUF, também estavam presentes no evento.

No seu pronunciamento, o Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz, destacou a importância da união das instituições com os municípios. “Este é um evento que tem como objetivo fortalecer a parceria institucional da Famema com os municípios da região. Estamos apresentando propostas de fortalecimento da Famema, do HCFAMEMA e, consequentemente, de melhorias estruturais também para os nossos parceiros, incluindo os municípios”.

Subsecretário Ricardo Pinheiro Santana

O Subsecretário de Relacionamento com Municípios da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pinheiro Santana, enalteceu a importância do evento e se colocou como emissário das propostas ao Governo do Estado. “O Governador João Doria assumiu há pouco mais de 100 dias. Nossas articulações são para melhorar todo o fluxo de contatos entre municípios, autarquias e o Governo”.

Prof. Dr. José Augusto Sgarbi

O Prof. Dr. José Augusto Sgarbi, Vice-Diretor da Famema, enfatizou a Instituição no âmbito de ensino e de pesquisa, e mencionou que a Famema, com 53 anos de existência, não tem prédios próprios. “Uma das principais propostas da Famema é a construção do seu campus universitário. Estamos mostrando os nossos pontos fortes e admitindo nossas fragilidades. Estamos dialogando com a comunidade e com as lideranças políticas. Por isso o encontro é para fortalecer nossa parceria com os municípios”.

Dra. Paloma Libanio Nunes

A Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes, traçou um histórico da autarquia de assistência à saúde e definiu perspectivas de evolução com as propostas de abertura de novos leitos e a construção de um novo prédio para um ambulatório geral. “Estamos modernizando o Hospital das Clínicas, adquirindo novos equipamentos, melhorando os índices de produtividade de atendimento ao paciente e cirurgias, mas a efetividade se concretizará com um ambulatório geral, centralizado e com a abertura de mais leitos para atender a população de toda nossa área de abrangência”.

Antes do final do encontro, a palavra foi aberta para manifestações. Prefeitos, secretários de saúde, representantes dos funcionários da Famema e do HCFAMEMA e articuladores de saúde se manifestaram.

Os participantes do encontro na Famema avaliaram a iniciativa como positiva. Outras demandas voltarão a ser discutidas posteriormente, inclusive com a formalização de um documento com os temas debatidos e uma maior aproximação das autarquias Famema e HCFAMEMA com os consórcios de saúde, articuladores de saúde e municípios da região.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem