• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Hemocentro lança a Campanha Junho Vermelho

Hemocentro lança a Campanha Junho Vermelho

O Hemocentro do HCFAMEMA iniciou o mês com ações que integram a Campanha Junho Vermelho com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população a doar sangue antes que o estoque caia com a temperatura. Neste mês também se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para auxiliar na divulgação da Campanha Junho Vermelho, prédios públicos iluminam suas fachadas na cor vermelha. O Hemocentro promove diversas ações para estabilizar os estoques de sangue, incluindo distribuição de folhetos explicativos e contatos por telefone ou endereço eletrônico. Com a proximidade do início do período do inverno e a chegada das férias em julho, os níveis de sangue chegam a cair até 30%. Na semana passada a média de doadores/dia foi de 48 quando o ideal seria de 60 doações por dia.

A assistente social do Hemocentro, Lucimara Faustino Custódio, menciona que os níveis de sangue se mantêm baixos. “Estamos preocupados com os estoques de sangue. O Hemocentro está em estado de alerta. Pedimos à população para comparecer no Hemocentro e doar sangue”.

Na campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, o tema é “Sangue seguro para todos”, que tem a missão de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Os tipos sanguíneos negativos colocam a equipe de captação de doadores de sangue do Hemocentro em alerta. O quadro mais preocupante no estoque é o do tipo AB negativo que tem apenas uma bolsa de sangue. Entre os tipos com estoques insuficientes também estão o A negativo com 29 bolsas quando deveria ter 48; o B negativo com três bolsas e O negativo com apenas 8 quando também deveria ter no mínimo 48 bolsas.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica. Entretanto, os doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal, e doador com mais de 60 anos não poderá doar pela primeira vez.

Impedimentos temporários ao doador:

– Gripe, resfriado e febre: aguardar 07 dias após o desaparecimento dos sintomas;

– Ingestão de bebida alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo);

– Estar exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1851.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem