• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Fisioterapeuta do Hemocentro do HCFAMEMA ministra palestras na Universidade Estadual do Pará

Fisioterapeuta do Hemocentro do HCFAMEMA ministra palestras na Universidade Estadual do Pará

No mês de abril, tradicionalmente, ocorre em todo o mundo, eventos em alusão ao dia do hemofílico, comemorado no dia 17 de abril. Pacientes, familiares e profissionais da área participam de simpósios, jornadas e conferências onde são discutidas questões relacionadas à otimização na assistência à saúde, direitos, novos tratamentos, acesso universal, entre outros assuntos.

Nesta proposta, a fisioterapeuta Vanessa Girotto Guedes, do Hemocentro do HCFAMEMA, foi convidada para ministrar duas palestras em um evento na Universidade Estadual do Pará, em Belém. O evento foi organizado pela Associação de Pacientes do Estado do Pará, que advoga por melhorias na causa. Em uma das palestras, Vanessa Guedes apresentou mecanismos exequíveis para aumentar a rede de assistência fisioterapêutica no âmbito do SUS e apresentou o modelo de assistência em rede do Hemocentro do HCFAMEMA.

Vanessa é coordenadora e responsável técnica do setor de Fisioterapia do Hemocentro de Marília, além de especialista em disfunções musculoesqueléticas nas Coagulopatias Hereditárias, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina (área de Radiologia) da UFRJ, e atua alinhada com as recomendações da Federação Mundial de Hemofilia (WFH) e Ministério da Saúde na integralidade do cuidado, desenvolvendo pesquisas na área de Saúde Pública e Medicina Nuclear.

“O Brasil é um país continental, com importantes desigualdades demográficas, sociais e econômicas. Infelizmente, a falta de equidade é prevalente no nosso país. Poder contribuir com outros estados no intuito de diminuir essa realidade, com o modelo da nossa qualidade de assistência, é muito gratificante”, declarou a fisioterapeuta.

O Hemocentro do HCFAMEMA é um centro de tratamento para hemofilia referenciado para cerca de 102 municípios do Estado de São Paulo e conta com equipe multidisciplinar completa para assistência a estes pacientes.

 

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem