• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

HCFAMEMA participa da palestra “Efeito Estônia”

HCFAMEMA participa da palestra “Efeito Estônia”

As diretoras da Gerência de Gestão Documental, Marina Mochiuti Pavão, e do Núcleo  de Regulação de Acesso, Eloisa de Melo,  participaram nessa última segunda-feira, dia 13 de janeiro, da palestra “Efeito Estônia”, representando o HCFAMEMA.

O encontro promovido pela Universidade de Marília (Unimar), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem) e a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), teve por objetivo apresentar e obter referências do modelo de gestão adotado pelo país que em 30 anos após a independência, entrou para lista de primeiro mundo e se tornou o mais digital planeta.

A palestra foi ministrada pelo consultor e cofundador do Estônia Hub, o mariliense Rafael Fassoni, que há anos mora no país e pesquisa as medidas adotadas pelo governo que transformaram a situação econômica.

Segundo Mariana, a Estônia possui uma administração pública totalmente digital, onde a grande maioria dos serviços são realizados de forma digital, sem deslocamento ou impressão de papel, apenas com a assinatura eletrônica. Esta tecnologia está disponível para 98,3% da sua população, sendo apenas, uma das facilidades ofertadas aos moradores do país.

“A palestra nos trouxe uma visão ampla de como através da tecnologia e do olhar ao próximo, podemos melhorar nossos processos, nos inspirando em idéias que deram certo e despertando em nós a vontade de transformar”, concluiu Eloisa.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem