• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Hemocentro abre neste domingo e com coleta agendada para o doador

Hemocentro abre neste domingo e com coleta agendada para o doador

O Hemocentro de Marília, Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, irá abrir especialmente neste domingo, dia 22, das 8h às 13h, para ajudar no reabastecimento dos estoques, que se encontram em estado crítico e emergencial. A medida de abertura em plantão (eles não abrem no domingo) é por causa da baixa adesão de doadores, típica do período pós-carnaval, e para suprir a necessidade transfusional de Marília e região, considerando que a pandemia do coronavírus deve repercutir nas próximas semanas, provocando uma baixa substancial de doadores.

O Hemocentro convoca todos os doadores de repetição, aqueles que já se comprometem em doar periodicamente o sangue, e aqueles que nunca doaram e que queiram contribuir com a saúde pública para reduzir os riscos com o desabastecimento dos bancos de sangue. Aliás, o déficit de sangue na rede de saúde é generalizado em todo o país, principalmente nos dois principais grandes centros brasileiros, Rio de Janeiro e São Paulo.

O departamento de hemoterapia do HCFAMEMA em consonância ao Plano de Contingência da COVID-19 (novo coronavírus) já oferece aos doadores a opção de agendamento da doação, que elimina risco de espera ou de fila, como de aglomeração de pessoas na recepção. Basta ligar para (14) 3402-1851. Mesmo assim, a captação criou uma nova logística de reserva de vagas para atender quem chega de forma espontânea, sem agendamento. Com isso, mesmo sem ligar não haverá tanta espera para a coleta.

Dos oito tipos sanguíneos em estoque no Hemocentro do HCFAMEMA, seis estão muito abaixo do limite ideal, ou seja, o estoque não seria capaz de atender com segurança as demandas por sangue e derivados na rede hospitalar e de saúde da região, que atende 2 milhões de habitantes.

O Hemocentro fica na R. Lourival Freire, 240 – Fragata.

Estoque do Hemocentro

Tipo       Real       Ideal

A+          123         150

A-           18           40

B+          44           40

B-           7             5

AB+       20           20

AB-        1             5

O+          92           150

O-           8             40

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem