• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

HCFAMEMA completa cinco anos como autarquia estadual em 54 anos de história

HCFAMEMA completa cinco anos como autarquia estadual em 54 anos de história

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA completa no dia 6 de maio cinco anos como uma autarquia de saúde do Estado de São Paulo e 54 anos de história desde sua inauguração, quando autoridades locais construíram o hospital capaz de atender a população de Marília e região.

Integrada ao Sistema Único de Saúde, com a missão de cuidar da saúde das pessoas, atua também como cenário de ensino, pesquisa e inovação tecnológica, com o propósito de garantir aos pacientes o acesso às tecnologias necessárias para a resolução de suas necessidades de saúde.

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) foi criada em 1966 e utilizou o recém construído Hospital das Clínicas para atendimento de pacientes e também como cenário de prática de seus alunos.

Em 2015, considerando a necessidade de reorganizar “Ensino” e “Assistência” criou-se, através da Lei Complementar nº 1.262 de 06 de maio de 2015, uma nova autarquia, denominada Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA.

Com gestão própria e independente, seu objetivo foi o de atuar em conjunto e de forma coordenada com a Famema. Com referência para o atendimento de média e alta complexidade para 62 municípios, divididos em 05 microrregiões (Marília, Adamantina, Assis, Ourinhos e Tupã) a instituição atende aproximadamente 1,2 milhão de vidas.

O Estatuto do HCFAMEMA foi aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo em maio de 2018. Constituída, começou a formar o quadro de profissionais da autarquia com nomeação de cargos em comissão a partir de 2019. O hospital agora aguarda a liberação governamental para abertura do concurso público e efetivação de seu quadro funcional totalmente vinculado ao Estado.

O desafio de produzir saúde e oferecer um atendimento seguro e resolutivo é árduo e nos últimos 05 anos, o HCFAMEMA pode avançar sistematizando processos de trabalho, renovando seu parque tecnológico, qualificando os profissionais e investindo em qualidade e segurança dos pacientes.

As conquistas foram possíveis com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, dos parceiros do HCFAMEMA e, principalmente, com a determinação e comprometimento dos profissionais que aqui atuam diariamente com ética, profissionalismo e empenho.

“Comemoramos os 5 anos do HCFAMEMA com resultados significativos que nos apontam que estamos no caminho certo. Continuamos focados nos nossos desafios, reafirmando nosso empenho em ser um referencial de excelência em gestão, reconhecido pela qualidade da assistência à saúde e práticas inovadoras para o desenvolvimento humano e social, assumindo cada vez mais um papel estratégico para a região, freando retrocessos e garantindo o alinhamento das ações rumo aos objetivos estabelecidos” – declarou Dra. Paloma Libanio, Superintendente do HCFAMEMA.

Confira nas fotos as principais conquistas do HCFAMEMA nos 5 anos de existência:

 

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem