• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Sala de Situação completa 55 dias de Gestão da COVID-19 no HCFAMEMA

Sala de Situação completa 55 dias de Gestão da COVID-19 no HCFAMEMA

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, está completando 55 dias de trabalho da Sala de Situação para Gestão da Crise COVID-19 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA. O grupo, que se reúne diariamente pela manhã, inclusive nos fins de semana e feriados quando necessário, tem a função de articular os recursos dos investimentos e decidir pelas ações de melhorias, baseadas sempre na melhor informação disponível para o enfrentamento da crise instalada e diariamente emite Boletim informativo com as questões mais relevantes do dia.

A autarquia começou a se preparar para o enfrentamento da doença bem antes disso, quando no dia 29 de janeiro criou o Grupo de Trabalho para ampliação e atualização do Plano do Plano de Contingência das Arboviroses 2020 (atualizando procedimentos contra a Dengue, Chikungunya, Zika e Influenza e já determinando as primeiras medidas de procedimentos para o Novo Coronavírus). A primeira versão do plano foi publicada no dia 4 de fevereiro e a segunda versão atualizada e ampliada no dia 16 de abril.

A Sala de Situação foi instituída excepcionalmente para a gestão de crise e vem tomando decisões desde a primeira reunião, no dia 20 de março, para se aplicar as melhores medidas de segurança e de assistência, tanto para seus profissionais, como para os pacientes atendidos. A sala será extinta somente após o fim da pandemia.

Neste período foram diversas ações de capacitação, da busca incessante de aquisição de EPIs, de organização dos espaços físicos para atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19, de captação de recursos financeiros, de aquisição de novos equipamentos, e, também, no apoio psicológico aos funcionários da linha de frente do atendimento da COVID.

Integram a Sala de Situação do HCFAMEMA: a Superintendente, Dra Paloma Ap. Libanio Nunes; os Diretores do Complexo Assistencial HCFAMEMA, Dr. Luciano R. de Freitas Vicentini e Dra Alexandra Haikel Zayed; a Representante da Unidade de Terapia Intensiva, Dra Silene El Fakhouri; o Representante da Unidade de Urgência e Emergência Adulto, Dr. Renato Augusto Tambelli; o Representante da Infectologia, Dr. Flávio Trentin Troncoso; o Representante da Clínica Médica, Dr. Carlos Rodrigues da Silva; o Representante da FAMEMA, Dr. Spencer Luiz Marques Payão; o Diretor Clínico, Dr. João Alberto Salvi; o Chefe de Gabinete, João Paulo Kemp Lima; os Técnicos convidados, Marcia Parente S. Lamante – AT superintendência, André  Luiz Barbosa, SESMT e Marcos Henrique de Jesus – Gerência de Gestão, Planejamento e Avaliação – GGPA.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem