• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Cinco anos de autarquia estadual do HCFAMEMA é destaque em reportagem especial do Jornal da Manhã

Cinco anos de autarquia estadual do HCFAMEMA é destaque em reportagem especial do Jornal da Manhã

O Jornal da Manhã de Marília publicou no domingo, dia 17 de maio, uma reportagem especial sobre o aniversário de cinco anos da autarquia estadual de saúde Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA. No dia 6 de maio de 2015 foi promulgado a Lei Complementar nº 1.262, aprovando e entrando em vigor o Estatuto do HCFAMEMA que a torna uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saúde do Governo de São Paulo. Leia a reportagem completa do Jornal da Manhã abaixo:

 

HCFAMEMA é uma das quatro autarquias

estaduais de saúde do governo de São Paulo

 

Com apenas cinco anos de transformação em autarquia estadual, o principal hospital da região se consolida com orçamento próprio e gestão independente focada em resultados, melhorias e humanização na assistência à saúde.

 

O dia 6 de maio se tornou uma nova e importante data de celebração da história do maior hospital de Marília e região, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA. A data comemora os cinco anos de promulgação da Lei Complementar nº 1.262, ocorrida em 2015, que o tornou a quarta autarquia de saúde do Estado, com recurso próprio e gestão independente. Um passo determinante para a conquista de sua autonomia orçamentária com uma gestão centrada no paciente e focada em modernização, avanços e resultados.

 

O HCFAMEMA tem como missão cuidar da saúde das pessoas em média e alta complexidade, integrando o SUS (Sistema Único de Saúde), como cenário de ensino, pesquisa e inovação tecnológica. Faz parte da Rede Regional de Atenção à Saúde – RRAS 10, como uma das principais referências da rede de atenção à saúde do Departamento Regional de Saúde de Marília – DRS-IX, que abrange 62 municípios, agrupados em cinco microrregiões (Marília, Assis, Ourinhos, Adamantina e Tupã).

 

Presta assistência médica por meio de suas unidades de atendimento: Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade (Hospital das Clínicas – HC I); Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil (Hospital Materno Infantil – HC II); Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia (Ambulatórios de Especialidades “Mário Covas” – HC I, HC III e NGA) e Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (Hemocentro).

 

As Unidades do HCFAMEMA também são cenários de prática para os estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

 

O hospital tem uma longa história, foi criado em 1966 e mantido por décadas através do subsídio do SUS e apoio de fundações municipais. Mas foi com a transformação em autarquia de saúde independente, com desmembramento gerencial e financeiro da Famema, que a consolidou como uma empresa pública capaz de se modernizar e de receber investimentos diversos, abrindo caminho para o crescimento, a melhoria e ampliação de seu atendimento para uma população de 1,2 milhão de habitantes.

 

Em maio de 2018 o HCFAMEMA teve seu Estatuto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, o que possibilitou a nomeação de cargos em comissão a partir de 2019, quando o quadro de profissionais da autarquia começou a ser formado. O próximo grande passo neste segmento é a abertura do concurso público para regularização de todo seu quadro funcional, processo esse que aguarda liberação governamental para abertura do edital. Atualmente o HCFAMEMA possui cerca de 2 mil profissionais contratados por suas fundações de apoio e que prestam serviço à autarquia.

 

“Comemoramos os 5 anos do HCFAMEMA com resultados significativos que nos apontam que estamos no caminho certo. Continuamos focados nos nossos desafios, reafirmando nosso empenho em ser um referencial de excelência em gestão, reconhecido pela qualidade da assistência à saúde e práticas inovadoras para o desenvolvimento humano e social, assumindo cada vez mais um papel estratégico para a região, freando retrocessos e garantindo o alinhamento das ações rumo aos objetivos estabelecidos”, declarou Dra. Paloma Libanio, Superintendente do HCFAMEMA.

 

Nestes cinco anos de autonomia financeira, seu orçamento não parou de crescer, somando os recursos do SUS, a dotação do Estado e a complementação com o apoio de emendas parlamentares. Em 2019, por exemplo, a instituição arrecadou R$ 171 milhões. O resultado possibilitou avanços importantes para a renovação do Parque Tecnológico, da Infraestrutura, como na Assistência à Saúde e Processos de Trabalho.

 

São cinco anos de investimentos em reformas e ampliações da estrutura e modernização dos equipamentos, como aquisição de um novo e moderno tomógrafo computadorizado, arcos cirúrgicos, colonoscópios, dentre outros equipamentos, além de uma ressonância magnética que será inaugurada ainda esse ano.

 

Houve também ampliações nos leitos de UTI, abertura da nova Unidade de Emergência Adulto que dobrou a capacidade de atendimento e possui a maior sala de estabilização do interior paulista. Além da construção e inauguração do braço “C”, que conta com a Unidade de Emergência, mas também com a Unidade de Diagnóstico e Imagem; Unidade de Internação e Terapia Intensiva.

 

Avanços nos processos de trabalho podem ser observados, incluindo a estruturação da equipe gestora, a formalização de protocolos assistenciais e de acesso, a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, tudo isso visando ofertar um cuidado cada vez mais seguro e de qualidade aos usuários assistidos pela Instituição.

 

Vale destacar que o HCFAMEMA oferece atendimento em mais de 30 especialidades médicas e multiprofissionais, possuindo credenciamento nas Redes de Alta Complexidade de Ortopedia e Traumatologia; Cardiovascular (com serviço de Cardiologia Intervencionista e Cirurgia Cardíaca); Neurocirurgia; Saúde Auditiva e Oncologia com Unidade de Radioterapia.

 

“Todo esse progresso só foi possível com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, dos parceiros do HCFAMEMA e, principalmente com a determinação e comprometimento dos profissionais que aqui atuam diariamente com ética, profissionalismo e empenho”, destacou a Dra. Paloma Libanio.

 

Uma celebração importante para uma instituição que realiza mais de 1 milhão de atendimentos ambulatoriais ao ano e assiste cerca de 5 mil pessoas por mês em suas Unidades de Urgência e Emergência.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem