• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Gestão de Segurança do Paciente realiza Treinamento do Protocolo de Identificação

Gestão de Segurança do Paciente realiza Treinamento do Protocolo de Identificação

O Núcleo de Gestão de Segurança e de Risco do Paciente (NSP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA expandiu o novo Protocolo de Identificação do Paciente para mais dois setores assistenciais da instituição, Radiologia e Hemodinâmica.

Os profissionais dos dois setores receberam o treinamento nos dias 15 (Radiologia) e 18 (Hemodinâmica) de maio. Ainda neste semestre o protocolo deve ser implantado na Endoscopia e na Imagem.

Segundo a Anvisa, a identificação correta do paciente é o processo pelo qual se assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que o possam lesar. A identificação do paciente é a primeira das 6 metas Internacionais da OMS para a Segurança do Paciente.

A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde é aplicada no HCFAMEMA pelo NSP, formado pelo médico, Dr. Carlos Rodrigues, a enfermeira Cristiane Helena Barbosa e a auxiliar de enfermagem Patrícia Bugula.

O Protocolo de Identificação do Paciente começou em 2018 com o projeto piloto na Ala A e na Ginecologia e em 2019 começou a ser implantado em toda a instituição. O protocolo instituiu medidas como a identificação impressa do paciente na beira do leito e através de pulseiras ou etiquetas nos pacientes.

Treinamento da equipe do setor de Radiologia

Treinamento da equipe do setor de Hemodinâmica

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem