• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Ministério da Saúde emite novo Certificado de Proficiência para laboratório do Hemocentro

Ministério da Saúde emite novo Certificado de Proficiência para laboratório do Hemocentro

A Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde emitiu no dia 08 de Julho o Certificado de Proficiência Técnica referente ao ano de 2019 ao Laboratório de Sorologia do Hemocentro/HCFAMEMA.

O módulo prático do Programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) é realizado anualmente  e tem como objetivo  avaliar a qualidade do Laboratório de Sorologia na realização dos testes sorológicos  (Sífilis,Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C e AIDS) em doadores de sangue, aumentando a segurança transfusional.

É enviado também no mesmo programa o módulo teórico onde contém perguntas relativas à Imunologia e Sorologia. Esta certificação é emitida para aos participantes somente quando é atingido o índice de 100% no acerto em ambos os programas.

“A certificação garantida nos últimos seis anos evidencia a competência técnica dos profissionais que realizam os procedimentos sorológicos”, afirmou o biomédico Sergio Zimmermann, do Lab. de Sorologia.

A Diretora Técnica do Hemocentro explica que este tipo de certificação comprova o compromisso dos profissionais  na qualidade dos produtos hemoterápicos que são distribuídos para os hospitais de Marília e Região. “São eles que devem ser parabenizados pelo empenho e o sucesso dos resultados”, declarou ela.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem