• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

HCFAMEMA quer montar estrutura capaz de realizar transplante de fígado pelo SUS

HCFAMEMA quer montar estrutura capaz de realizar transplante de fígado pelo SUS

O cirurgião do aparelho digestivo do HCFAMEMA, Dr. Francisco Sergi, anunciou em entrevista nesta semana a intenção do Hospital das Clínicas em se tornar uma referência do SUS para a região no tratamento de pacientes com doenças hepáticas, como a cirrose, que necessitam de um transplante de fígado para se curar. O médico comentou os planos da Superintendência da Autarquia Estadual de Saúde em Marília em uma entrevista no dia 22 de julho, no programa Ponto de Vista, da TV Cidade, Canal 9/NET.

Os transplantes de órgãos e tecidos só podem ser realizados por equipes e hospitais autorizados e fiscalizados pelo Ministério da Saúde, conforme determina a Lei 9.434/97 e o Decreto 2.268/97 sobre Cadastro Único de Receptores. Atualmente na região de Marília, estão autorizados a fazer transplantes apenas o HCFAMEMA, e somente para córnea e ossos, e a Santa Casa, para rins e ossos.

Na entrevista, Dr. Francisco conta que o HCFAMEMA já possui equipe profissional autorizada para a captação de fígado (retirada do órgão). Aliás, nos dias 15 e 16 de julho a Instituição foi responsável pelas duas primeiras captações de fígado por equipe própria. Até então era preciso chamar equipes captadoras dos hospitais receptores ou transplantadores para efetuar a retirada do órgão.

Segundo ele, para o HCFAMEMA poder realizar também o transplante de fígado é preciso antes se estruturar, preparar equipes para oferecer o tratamento e acompanhamento dos pacientes com doenças hepáticas, como o próprio transplante. Só então poderão conseguir a autorização para este tipo de procedimento. “Os pacientes não precisariam mais ser transferidos para outra região para receber o tratamento e transplante”, disse o cirurgião.

Assista à entrevista do Dr. Francisco Sergi ao programa Ponto de Vista:

 

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem