• (14) 3434-2525
  • superintendencia@hc.famema.br

HCFAMEMA completa 6 anos de autarquia e 55 anos de história

HCFAMEMA completa 6 anos de autarquia e 55 anos de história

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA está completando, nesta quinta-feira, dia 6 de maio, o aniversário de seis anos de autarquia estadual de saúde e 55 anos de história.

A Lei Complementar nº 1.262, de 06 de maio de 2015, de criação da Instituição marca a independência administrativa e financeira do antigo Complexo Famema, tornando o HCFAMEMA responsável por toda a área assistencial e a Faculdade de Medicina de Marília – Famema, pela acadêmica. Um passo determinante para a conquista de sua autonomia orçamentária com uma gestão centrada no paciente e focada em modernização, avanços e melhorias constantes.

O HCFAMEMA tem como missão cuidar da saúde das pessoas em média e alta complexidade, integrando o SUS (Sistema Único de Saúde), sempre com o propósito de garantir aos pacientes o acesso às tecnologias necessárias para a resolução de suas necessidades de saúde.

 

Faz parte da Rede Regional de Atenção à Saúde – RRAS 10, como uma das principais referências da rede de atenção à saúde do Departamento Regional de Saúde de Marília – DRS-IX, que abrange 62 municípios, agrupados em cinco microrregiões (Marília, Assis, Ourinhos, Adamantina e Tupã).

 

Presta assistência médica por meio de suas unidades de atendimento: Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade (DASAC); Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil (DASMI); Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia (DASAMB) e Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO).

As Unidades do HCFAMEMA também são cenários de prática para os estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Famema.

 

A autarquia é nova, mas o hospital tem uma longa história. Foi criado em 1966 e mantido por décadas através do subsídio do SUS e de suas fundações de apoio (Fumes, e a partir de 2007, a Famar). Mas foi com a transformação em autarquia de saúde independente, com desmembramento gerencial e financeiro da Famema, que a consolidou como uma empresa pública capaz de se modernizar e de receber investimentos diversos, abrindo caminho para o crescimento, a melhoria e ampliação de seu atendimento para uma população de 1,2 milhão de habitantes.

 

Outro grande passo, ocorreu em maio de 2018, quando o HCFAMEMA teve seu Estatuto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, o que possibilitou a nomeação de cargos em comissão a partir de 2019, quando o quadro de profissionais da autarquia começou a ser formado. A abertura do concurso público, seria próxima almejada conquista neste seguimento para regularização de todo seu quadro funcional, processo esse que continua no aguardo da liberação governamental para abertura do edital. Atualmente o HCFAMEMA possui mais de 2 mil profissionais contratados por suas fundações de apoio e que prestam serviço à autarquia.

 

“Somos a mais nova autarquia de saúde do Estado de São Paulo, e nesse pouco tempo conquistamos nosso espaço no cenário de Hospitais de Ensino. O reconhecimento da população e dos gestores demonstra que estamos no caminho certo, o que nos inspira a continuar enfrentando o desafio ser um referencial de excelência, tanto nas diversas modalidades de serviços prestados como na qualidade de gestão administrativa.” declarou Dra. Paloma Libanio, Superintendente do HCFAMEMA.

 

São mais de 30 especialidades médicas e multiprofissionais, com alta complexidade em Ortopedia e Traumatologia, Oncologia, Cardiovascular e Neurocirurgia, sendo referência em procedimentos de cardiologia intervencionista, com centro de atendimento de urgência tipo I aos pacientes de AVC e atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva e às pessoas com obesidade.

O hospital é habilitado como CACON (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), com serviço de radioterapia, contemplado no Plano de Expansão da Radioterapia no SUS; Serviço hospitalar para tratamento AIDS; OPO; Banco de tecido ocular humano; Hospital Amigo da Criança; Componente da Rede Cegonha; Assistência ventiladora não invasiva aos portadores de doenças neuromusculares; sendo Referência em Gestação de Alto Risco; – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas; Certificação ISO 9002 em diversas áreas e outras certificações nos laboratórios do Hemocentro.

 

Entre os avanços conquistados como autarquia, houve a instalação de Teleatendimento, criação de aplicativo HCFAMEMA tá na mão; implantação de Televisita; criação de Usina Fotovoltaica em programa de Sustentabilidade. A Unidade de Emergência Adulto  possui a maior sala de estabilização do Interior Paulista. A Instituição conta ainda com Ultrassonografia Point of Care; Serviço de Imagem com Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada;  Laboratório de exames citopatológicos do colo de útero; Laboratório de RT-PCR e Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar.

Com a pandemia do Novo Coronavírus, o HCFAMEMA se tornou referência para atendimento de pacientes com COVID-19 com disponibilidade de leitos de enfermaria, UTI adulta e pediátrica. O hospital ainda oferece atenção as pessoas em situação de violência sexual, uma Unidade Coronariana e parceria com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

Nestes 6 anos de autarquia estadual, entre as principais conquistas estão: a retomada ao atendimento e realização de cirurgia de obesidade; reforma do Centro Cirúrgico do HCI;  ampliação do Braço “C”, que contempla o Serviço de Imagem, Unidade de Emergência Adulto, Ala C e UTI C; revitalização dos saguões e enfermarias HCI; estruturação dos Departamentos Assistenciais e Administrativos; retomada do serviço de Ressonância Magnética; criação da Sala de Situação para manejo da Pandemia da COVID-19; atualização do Parque Tecnológico com a aquisição de tomógrafo, arcos cirúrgicos, endoscópios, colonoscópios, microscópios, raio telecomandado, ressonância magnética, entre outros; ampliação gradativa do orçamento próprio, considerando as necessidades institucionais; reforma da Unidade de Urgência e Emergência Materno Infantil; oferta de  vacina para todos os funcionários contra COVID-19; inauguração métodos gráficos; prêmio Hospital Amigo do Transplante; Primeira UTI móvel (doação); abertura de 44 leitos de UTI COVID-19, entre outras conquistas.

 

“Todo esse progresso e a superação dos desafios da Pandemia da COVID-19 só foi possível com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e dos parceiros como empresas privadas, organizações sociais, parlamentares e a organização da própria sociedade que acreditaram no trabalho prestado pelo HCFAMEMA. E neste dia especial, não poderia deixar de mencionar e agradecer a toda dedicação e comprometimento dos nossos profissionais que aqui atuam diariamente com profissionalismo e empenho, cuidando, recuperando e lutando para salvar vidas”, destacou a Dra. Paloma Libanio.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem