Agosto Dourado
Mês de Conscientização sobre a importância do Aleitamento Materno
PODCAST – Agosto Dourado
Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado é realizada com o propósito de incentivar e conscientizar toda a população, em especial as mães, sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida porque está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, além de simbolizar algo que é precioso e, neste caso, o vínculo entre mãe e filho (a).
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena estratégias para proteger e promover, incentivar e proteger a amamentação desde 1981.
O país possui 301 Hospitais Amigos da Criança que promovem 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Em Marília, o destaque é para o Hospital Materno Infantil (Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil – DASMI) do HCFAMEMA, que conta com uma equipe especializada para apoiar e orientar às mães.
Leite Materno
O leite materno é o melhor alimento para o bebê, principalmente porque reduz os riscos de mortalidade infantil. O aleitamento materno protege os bebês de doenças respiratórias e doenças diarréicas, que são as principais doenças que levam a internação e até o óbito infantil. Ao ser amamentado exclusivamente com o leite materno, consequentemente diminui também a chance de internação dessas crianças e melhora a qualidade de vida das famílias, pois diminui as doenças e a necessidade de procurar um hospital.
Durante a gravidez, é preciso preparar o seio para amamentar?
Não é necessário nenhum preparo específico para amamentar. O próprio corpo da mulher, junto com as mudanças hormonais da gravidez, já começa a preparar o corpo. É um mito que há a necessidade de passar bucha vegetal no seio ou tomar sol, na verdade, isso só atrapalha, pois tomar sol em excesso em uma área que é sensível pode causar queimaduras graves e a bucha na pode lesionar mais a pele. O mais importante para proteger a amamentação é evitar algum machucado na mama e para isto basta ensinar o bebê a pegar da uma forma correta no seio logo no início da amamentação. O bebê pegando corretamente, ele consegue mamar direito e não machuca a mãe.
Benefícios da amamentação
Ao contrário do que muitos pensam a amamentação não traz benefícios apenas ao bebê, mas também às mamães. Ao escolher amamentar, as mães tem uma melhora significativa em seu bem estar físico e emocional, diminui o risco de desenvolver câncer de útero, câncer de mama e a chance de hemorragia pós-parto, o que preocupa muitas pacientes. Já os benefícios da amamentação para os bebês são vários, entre eles:
– desenvolvimento neurológico mais eficaz
– menos complicações no período neonatal
– menor chance de obesidade
– menor risco desenvolver alergias, como asma, rinite, alergia alimentar (leite de vaca)
– diminui o risco de doenças associadas a diabetes tipo 2 e hipertensão arterial
– diminui chance de alterações do colesterol, triglicérides, entre outros
– contribui para o desenvolvimento mais saudável
Rede de apoio
Para viver o momento tão sonhado pelas mães é fundamental que elas tenham uma rede apoio. Mas o que significa essa rede de apoio? É um auxílio para que esta mãe não precise fazer tudo sozinha. Qualquer pessoa pode ajudar, pode ser o pai do bebê, a avó, a sogra, a vizinha, uma amiga, pode ser qualquer pessoa que ajude a mãe e o bebê. E como ajudar? Faça algo simples, desde um almoço, arrumar o banheiro, deixar tudo pronto para que a mãe possa usar o seu tempo para ficar com o bebê, ajudar a trocar fralda, entre outros. É dar à mãe o apoio que ela precisa para focar o tempo dela no cuidado do bebê enquanto outras pessoas cuidam das necessidades da casa ou ajudam com outro filho, se for o caso. Então a rede de apoio é muito importante, inclusive para a mãe que precisa apenas de um descanso, pois isso também protege e ajuda no aleitamento materno.
DASMI – HCFAMEMA
Aqui no Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA nós somos um Hospital Amigo da Criança, por isso incentivamos e indicamos o aleitamento materno exclusivo. Nossa equipe é treinada e capacitada para orientar às mães sobre a amamentação saudável e correta; também temos a nossa sala de ordenha na maternidade para àquelas mães que estão com dificuldade de amamentação. Elas podem ir até este local e receber toda atenção e orientação. Nossa quipe também auxilia na ordenha do leite materno, principalmente das mães que estão com bebês internados no berçário da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Texto elaborado pelo Dr. Caio Augusto Prearo Pelosi
Médico Neonatologista
Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil (DASMI) do HCFAMEMA
CRM 162.348