• (14) 3434-2525
  • superintendencia@hcfamema.sp.gov.br

Carta de Serviços

Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade – DASAC

  • Diretoria Técnica:

A diretoria técnica é responsável por gerir a equipe médica e garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. Ela é o principal elo entre os médicos e a administração hospitalar, sendo responsável por coordenar e supervisionar a assistência médica prestada pela instituição. Além disso, ela deve zelar pelos aspectos administrativos do trabalho no hospital, possui a importante missão de cuidar da saúde dos pacientes com excelência e prezar por valores de respeito a vida, compromisso ético e transparência nas ações e resultados.

  • Unidade de Urgência e Emergência (Pronto Socorro):

A Unidade de Urgência e Emergência (UEA) do Hospital das Clinicas Adulto do HCFAMEMA oferece atendimento médico de urgência e emergência a pacientes que necessitam de cuidados imediatos e intensivos. A unidade tem como objetivo principal estabilizar e tratar pacientes em situações criticas ou com risco iminente à vida. A UEA está preparada para atender a uma ampla gama de situações de emergência médica. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, que trabalham para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.

  • Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico:

O Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico do Hospital das Clinicas do HCFAMEMA oferece atendimento médico eletivo e de urgência e emergência a pacientes que necessitam de cirurgias e partos. A unidade tem como objetivo principal realizar cirurgias e partos tanto em situações programadas quanto emergenciais atendidas pela nossa unidade de emergência. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos cirurgiões e anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, que trabalham para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.

  • Enfermarias:

A Unidade de internação do Hospital das Clinicas Adulto do HCFAMEMA oferece atendimento a pacientes que necessitam de cuidados médico-cirúrgicos. A unidade tem como objetivo principal realizar o diagnóstico, tratamento, reabilitação atendimento de emergências, e ainda, se destina a ações de prevenção e promoção da saúde, como o também controle de doenças infectocontagiosas. Está preparada para atender condições de saúde de média e alta complexidade. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, que trabalham para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.

  • UTI:

Trata-se de ambiente hospitalar organizado para oferecer suporte vital de alta complexidade, monitorização dos sinais vitais e assistência a saúde de forma contínua e rápida, evitando gravidade e risco de morte por insuficiências orgânicas. Essa assistência é prestada em tempo integral, 24 horas por dia, por equipe multidisciplinar especializada em atendimentos ao paciente crítico cardíaco, cirúrgico e clínico. Devido ao atendimento a pacientes em estado crítico, a Unidade de Terapia Intensiva conta com acompanhamento médico e de Enfermagem continuamente, e requer estrutura complexa de equipamentos para a manutenção desse suporte a vida.


Departamento de Atenção à Saúde de Apoio, Diagnóstico e Terapêutico – DASADT

  • Departamento de Cardiologia Intervencionista:

O Departamento de Cardiologia Intervencionista tem como objetivo a realização de procedimentos invasivos para obter diagnósticos relacionados ao coração, os procedimentos realizados são denominados como: cateterismo cardíaco, ventriculografia, angioplastia coronariana, valvuloplastias, implante de marcapasso definitivo e provisório. A hemodinâmica recebe pacientes oriundo da Unidade de Urgência e Emergência, ambulatório da instituição e da DRS IX. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

  • Departamento de Ecocardiografia:

O departamento de ecocardiografia abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração utilizando o ultrassom. O serviço realiza o ecocardiograma torácico, transesofágico, farmacológico e fisiológico. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

  • Departamento Métodos Gráficos:

O departamento métodos gráficos tem como objetivo realizar exames complementares da cardiologia como: holter, teste ergométrico e eletrocardiograma adulto e infantil. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

  • Departamento da Cirurgia Vascular Intervencionista:

O departamento de cirurgia vascular intervencionista tem como objetivo a realização de procedimentos invasivos para obter diagnósticos relacionados as doenças arteriais, venosas e linfáticas, os procedimentos realizados são denominados como: arteriografia de extremidades, arteriografia cerebral, arteriografia pulmonar, entre outros procedimentos relacionados a enfermidades dos vasos e implante de portocath. A hemodinâmica recebe pacientes oriundo do ambulatório da instituição. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

  • Laboratório de Anatomia Patologica (HC I):

O Laboratório de Anatomia Patológica é uma área de apoio diagnóstico, responsável pela elaboração dos seguintes procedimentos:

  1. Exames de peças cirúrgicas de variada complexidade e de material de biópsia.
  2. Exames citológicos de líquidos e fluídos orgânicos (punções aspirativas, escarro, lavados cavitários, esfregaços cérvico-vaginais).
  3. Biópsias por congelação.
  4. Colorações especificas para medula óssea, bx hepática, bx renal e bx gástrica.
  5. Revisão de casos externos de pacientes encaminhados ao HC I.
  6. Recebimento e diagnóstico de Consultas de outros laboratório de Anatomia Patológica.
  7. Recebimento de formulário especifico, para posterior envio de material a FOSP – FUNDAÇÃO ONCOCENTRO DE SÃO PAULO, para realização de exame imuno-histoquimico
  • Laboratório de Citologia Oncótica (HC I):

O Laboratório de Citologia é uma área de apoio diagnóstico, responsável pela elaboração dos seguintes procedimentos:

  1. Exames de Papanicolau.
  2. Citologias de mama.
  • OPO:

A OPO tem o papel de coordenação supra hospitalar, sendo um órgão executivo do Sistema  Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos, suas atividades estão estabelecidas em observância à legislação vigente sobre doação de órgãos e tecidos do corpo humano, tem como objetivo exercer atividades de identificação, triagem clínica/laboratorial/social, diagnóstico de morte encefálica, manutenção clínica do potencial doador de órgãos e tecidos, entrevista familiar, logística no processo de doação de órgãos para fins de transplantes de órgãos e tecidos no âmbito de atuação da OPO designada pela Secretaria de Estado da Saúde (Central estadual de Transplante)que corresponde à 141 municípios.

  • BTOH:

O BTOH é vinculado a Central Estadual de Transplantes , sendo responsável pela identificação, triagem clínica/social e laboratorial, entrevista familiar, doação do tecido ocular humano, transporte, preservação, armazenamento e distribuição de tecidos oculares.

  • Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar – NCIH:

o NCIH é um serviço de apoio diagnóstico e terapêutica que desenvolve ações de prevenção e controle das infecções hospitalares, através das atividades de busca ativa e passiva, notificação, investigação, acompanhamento dos casos e orientação das equipes de saúde sobre o assunto, seguindo os preceitos da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) e ANVISA. Tem como objetivo levantar os fatores determinantes das infecções hospitalares no complexo HCFAMEMA, suas possíveis causas, assim como de subsidiar a adoção de medidas que possam evitar novas ocorrências.

  • Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NVE:

o NVE é um serviço de apoio diagnóstico e terapêutica que desenvolve ações de detecção, notificação e investigação dos agravos de notificação compulsória através das atividades de busca ativa e passiva, acompanhamento dos casos e orientação das equipes de saúde sobre o assunto, seguindo os preceitos da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). Tem como objetivo implantar medidas de vigilância para identificar portadores de patologias que constam na “Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública” no complexo HCFAMEMA e adotar medidas de interrupção da cadeia de transmissão. É uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que desenvolvem as atividades em todos os Departamentos de Atenção à Saúde do HCFAMEMA e fisicamente está locada no DASAC e DASMI.

  • Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE:

O CRIE é um serviço que avalia, orienta, aplica e acompanha o esquema vacinal de pacientes que necessitam de imunobiológicos especiais; disponibiliza 14 vacinas do calendário básico e 10 especiais que não estão disponíveis na rede pública para pacientes em situações especiais; segue as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI da SVS e Manual dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais. É polo de aplicação do Palivizumabe e referência em eventos adversos e transplantes para os GVE XIX e XI e DRS IX. Tem seu funcionamento regulamentado pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 48, de 28 de julho de 2004. Tem como objetivo facilitar o acesso e administrar imunobiológicos especiais em pacientes com intolerância ou alergia aos imunobiológicos comuns ou que apresentaram evento adverso grave após vacina; pacientes com suscetibilidade aumentada às doenças e com risco de complicações devido a imunossupressão (transplantes, AIDS, entre outras); familiares e profissionais de saúde que convivem/cuidam de imunodeprimidos. É uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, técnica e auxiliar de enfermagem que desenvolvem as atividades em todos os Departamentos de Atenção à Saúde do HCFAMEMA e fisicamente está locada no DASMI.

  • Serviço de Verificação de óbito (SVO):

O serviço de verificação de óbito (SVO) tem a finalidade de pesquisar as causas de óbito por morte natural e sem violência, em consequência de alguma patologia que não pode ser identificada pelos métodos clínicos habituais ou em óbitos ocorridos sem assistência médica. Gerando um impacto positivo na saúde e na proteção social, já que a partir da informação correta da “causa mortis’’ será possível traçar diretrizes e políticas de saúde, aumentando a eficiência das ações e o combate das doenças que possam ameaçar a vida das pessoas. Prestar atendimento à família esclarecendo de uma forma clara e objetiva de como é feito o procedimento de necropsia e fornecendo ao familiar a declaração de óbito e o laudo com a causa mortis.


Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia – DASHEMO – HEMOCENTRO

Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia do HCFAMEMA/ Hemocentro Regional de Marília, a institucionalização ocorreu através do Decreto Estadual nº. 32.849, de 23 de janeiro de 1.991. Atua como Centro de Referência em Hemoterapia e Hematologia para a região oeste e centro oeste do Estado de São Paulo, atendendo uma população superior a 2.000.000 milhões vidas distribuídos em 101 municípios. Instalado em prédio próprio, inaugurado em 02 de setembro de 1994, construído por administração própria, financiado pelo BNDES e Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo. O Hemocentro Regional de Marília possui o Núcleo de Hemoterapia composto por: Captação de Doadores, Cadastro, Triagem, Orientação Médica aos Doadores, Coleta, Aférese, Processamento (Produção, Estoque e Distribuição), Laboratório de Controle Qualidade de hemocomponentes, Laboratório de Sorologia, Laboratório de Imuno-hematologia, Laboratório de Genotipagem, Ambulatório de Transfusão, Agências Transfusionais do HC e HMI. O Hemocentro é caracterizado principalmente por produzir hemocomponentes, prestar serviços de hematologia e análise clínica dentro da área de saúde da região centro oeste de São Paulo. Prestar serviços ambulatoriais de Onco-hematologia Adulto e Infantil, onde são desenvolvidas atividades de atendimentos multidisciplinares aos pacientes. Certificações:
– O Hemocentro aderiu ao Programa de Certificação da Qualidade pela ISO 9001:2008, em 2007. Atualmente estamos na versão 9001:2015.
– Em adequação dos processos para a Acreditação da AABB 2015/2016, sendo financiado pela CGSH/MS.


Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil – DASMI – Materno Infantil

  • Unidade de Urgência e Emergência da Mulher (Pronto Socorro):

A Unidade de Urgência e Emergência da Mulher do Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA oferece atendimento médico de urgência e emergência a pacientes que necessitam de cuidados imediatos e intensivos. A unidade tem como objetivo principal estabilizar e tratar pacientes em situações criticas ou com risco iminente à vida. A unidade está preparada para atender a uma ampla gama de situações de emergência médica. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, que trabalham para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.

  • Unidade de Urgência e Emergência Infantil (Pronto Socorro):

A Unidade de Urgência e Emergência Infantil do Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA oferece atendimento médico de urgência e emergência a pacientes que necessitam de cuidados imediatos e intensivos. A unidade tem como objetivo principal estabilizar e tratar pacientes em situações criticas ou com risco iminente à vida. A unidade está preparada para atender a uma ampla gama de situações de emergência médica. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, que trabalham para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.

  • Unidade de Pediatria:

A Unidade de Pediatria do Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA. Nesta unidade interna crianças de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade com capacidade para 24 leitos. Seguindo, ampliando e fazendo valer sempre as Diretrizes do SUS, a Política Nacional de Humanização, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para o atendimento aos agravos respiratórios, cirúrgicos, doenças crônicas, cuidados paliativos e quimioterapia. A unidade visa a integralidade do cuidado sempre centrado na família desde o acolhimento, a humanização, a segurança e a satisfação do público que busca e necessita do cuidado à saúde. A unidade de Pediatria desenvolve vários projetos voltados para o público aqui assistido, como, a Classe Hospitalar, Contadores de histórias, Amigos do Sorriso, Sensibilizarte, Pastoral da criança, além de atividades pontuais para o público infantil. Contamos com atuação efetiva de uma equipe Multiprofissional composta pela enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, fonoaudióloga, pedagoga e médicos que trabalham para transformar realidades, proporcionar um cuidado seguro e produzindo novos sentidos no fazer da saúde à criança e sua família através da transição do cuidado incluindo as redes de apoio.

  • Unidade de Internação Ginecologia:

A Unidade de Ginecologia do Hospital Materno infantil do HC FAMEMA, possui 10 leitos operacionais e recebe pacientes encaminhadas do Ambulatório de Ginecologia para cirurgias eletivas. Recebe também mulheres do Pronto Socorro da Mulher com quadros de perdas fetais, além de outras urgências ginecológicas, clínicas ou cirúrgicas. O setor conta com equipe multiprofissional atendendo as pacientes nas suas singularidades de forma integral e humanizada.

  • Unidade de Obstetrícia:

A Unidade de Obstetrícia do Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA, tem capacidade de 20 leitos operacionais e 02 leitos de saúde suplementar. Recebe gestantes encaminhadas do Ambulatório de Alto Risco, do Pronto Socorro da Mulher e binômios provenientes do centro obstétrico e pré parto. O setor conta com equipe multiprofissional composta pela enfermagem, equipe médica obstétrica, equipe médica pediátrica, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga e nutricionista. A unidade é organizada em leitos de alojamento conjunto, visando a integralidade do cuidado de forma humanizada.

  • Unidade Cirúrgica e Obstétrica:

O Centro Cirúrgico e Obstétrico é uma unidade hospitalar onde são executados procedimentos anestésico cirúrgicos, obstétricos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em situação eletiva quanto de urgência e emergência, proporcionando as melhores condições de segurança e conforto para o paciente. Dentre as especialidades, contamos com procedimentos cirúrgicos das especialidades: cirurgia pediátrica, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, entre outras. Sua estrutura comporta cinco salas cirúrgicas, operando 24 horas/dia, seis leitos de recuperação pós anestésicas e dois quartos para pré parto, parto e puerpério imediato (PPP). As equipes médica, de enfermagem, e demais profissionais, prestam o cuidado com a finalidade de assistir o paciente integralmente e eficientemente no ato do pré, trans e pós-operatório imediato, visando à identificação das necessidades, verificando meios que visem à prevenção de complicações ou acidentes, nos responsabilizando pelo controle de materiais, medicamentos e equipamentos nas salas de cirurgias proporcionando um ambiente seguro de qualidade e humanizado.

  • Unidade de Terapia Intensiva Neonatal:

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA, tem capacidade de 08 leitos operacionais. A unidade neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém nascido grave ou potencialmente grave ou com risco de morte, com estrutura assistencial e condições técnicas adequadas para prestar assistência especializada, incluindo equipamentos e recursos humanos. O setor conta com equipe multiprofissional composta pelas equipes de enfermagem, médica, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga e nutricionistas outras equipes de apoio. Visamos a integralidade do cuidado de forma humanizada e segura.

  • Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal:

A Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, uma unidade semi intensiva, do Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA, tem capacidade de 08 leitos operacionais. A unidade neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém nascido considerado de médio risco é que demandam de assistência continua, porém de menor complexidade do que na UTIN. Possui estrutura assistencial e condições técnicas adequadas para prestar assistência especializada, incluindo equipamentos e recursos humanos. O setor conta com equipe multiprofissional composta pelas equipes de enfermagem, médica, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga e nutricionistas e outras equipes de apoio. Visamos a integralidade do cuidado de forma humanizada e segura. A unidade possui um quarto de apoio (com duas vagas) onde as mães em aleitamento materno e/ou aprendizado de cuidados especiais ao bebês permanecem em alojamento para acompanhamento destes recém nascidos.

  • Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica:

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA interna crianças de 29 dias até adolescentes de 14 anos de idade (sendo esse limite definido conforme necessidade). Tem capacidade para 07 leitos, sendo 01 para isolamento. É estruturada para tratar problemas agudos e graves com risco de vida e para o atendimento aos casos que periodicamente sofrem recaídas ou apresentam problemas paralelos que exijam o tratamento em terapia intensiva para sua recuperação; para crianças que necessitam de monitorização cuidadosa (acompanhamento de pressão arterial, oxigenação, temperatura, frequência cardíaca e respiratória); para os casos graves, com comprometimento de um ou mais dos principais sistemas fisiológicos e necessidade de assistência contínua. A Unidade de Terapia Pediátrica conta com equipe Multiprofissional especializada de forma contínua composta por enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, assistente social, fonoaudióloga e médicos que são aptos a cooperar no desenvolvimento das atividades, dentro de uma filosofia de trabalho já delineada para terapia intensiva, em função das necessidades do paciente. A UTI visa a integralidade do cuidado humanizado desde o acolhimento até a alta. Segue as Diretrizes do SUS, a Política Nacional de Humanização, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia – DASAMB

A diretoria técnica do DASAMB é responsável pela gestão dos serviços ambulatoriais secundários e terciários de especialidades médicas e multiprofissionais, com a garantia da qualidade do cuidado centrado no paciente e de acordo com os princípios e diretrizes operacionais do SUS. Este departamento é composto por 9 núcleos que atendem a população de 62 municípios da abrangência do Departamento Regional de Saúde – DRS-IX.

  • Núcleo de Atenção à Saúde em Cirurgia Geral e Cirurgia Especializada

Oferece agenda para atendimento ambulatorial médico e multiprofissional, em especial para procedimentos cirúrgicos eletivos. É composto por 12 especialidades cirúrgicas adulto e 04 especialidades cirúrgicas pediátricas, sendo elas:
Cirurgia Geral
Neurocirurgia
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Cirurgia Cardíaca
Cirurgia Torácica
Cirurgia Vascular
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Cirurgia Plástica
Urologia
Cirurgia Pediátrica
Cirurgia de Cabeça e Pescoço Pediátrica
Cirurgia Cardíaca Pediátrica
Ortopedia Pediátrica

  • Núcleo de Atenção em Clínica Médica e Clínica Médica Especializada

Possui agenda para atendimento ambulatorial médico e multiprofissional. É composto por 10 especialidades clínicas:
Cardiologia
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Geriatria
Infectologia
Nefrologia
Neurologia
Pneumologia
Reumatologia

  • Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente

Este núcleo oferece agenda para atendimento ambulatorial médico e multiprofissional a crianças de 0 a 13 anos, 11 meses e 29 dias. É composto por 06 especialidades pediátricas:

Endocrinologia Pediátrica
Pneumologia Pediátrica
Imunologia Pediátrica
Cardiologia Pediátrica
Nefrologia Pediátrica
Reumatologia Pediátrica

  • Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher nas Situações Obstétricas e Ginecológicas

Possui foco para atendimento ambulatorial médico e multiprofissional à saúde da mulher e presta cuidados obstétricos à gestação de alto risco e colposcopia.

Ginecologia Geral
Uroginecologia
Gestação Alto Risco
Planejamento Familiar
Colposcopia e cirurgia de alta frequência
Oncologia Mastologia
Esterilidade
Climatério

  • Núcleo de Oncologia

Oferece agendas para atendimento ambulatorial médico e multiprofissional na área de oncologia e radioterapia:

Oncologia Clínica
• Quimioterapia
• Controle
• Hormonioterapia
• Oncologia clínica
• Oncohematologia

Oncologia Cirúrgica
• Oncologia cirúrgica
• Cirurgia geral/coloproctologia
• Ginecomastologia
• Urologia
• Cirurgia de Cabeça e Pescoço
• Cirurgia plástica
• Cirurgia torácica
• Neurocirurgia
• Oftalmologia
• Ortopedia
• Dermatologia

  • Núcleo de Radioterapia

Focado em atendimento ambulatorial médico e multiprofissional na área de radioterapia. São fornecidos os seguintes procedimentos:

Teleterapia (radioterapia externa)
Braquiterapia
Betaterapia

  • Núcleo de Enfermagem e Multiprofissional

Na área multiprofissional, as ofertas de vagas ocorrem de acordo com as demandas e necessidades após avaliação médica para garantir a integralidade do cuidado.
Enfermagem
Nutricionista
Farmácia
Fonoaudiologia
Psicologia
Fisioterapia
Terapia Ocupacional
Assistente Social

  • Núcleo de Atenção à Saúde Mental

Oferece agendas para atendimento ambulatorial médico e multiprofissional na área de Saúde Mental, em especial ao serviço do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). É composto pelos seguintes profissionais:

Psiquiatria
Enfermagem
Psicologia
Terapia Ocupacional
Educador Físico
Assistente Social
Arte terapeuta

  • Núcleo de Internação Domiciliar e Hospital Dia

O PROIID (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar) é um programa implantado desde 1999, destinado a pacientes que não necessitam estar mais em internação hospitalar. São realizadas visitas domiciliares diariamente pela equipe multiprofissional com objetivo de identificar os cuidados e orientações para melhora e recuperação de suas enfermidades, assim como de seus familiares, buscando a integralidade física, emocional, social e espiritual. É composto pelos seguintes profissionais:
Enfermagem
Médico
Psicologia
Fisioterapeuta
Nutricionista
Fonoaudióloga
Assistente Social