Núcleo de Avaliação FAMEMA

O Núcleo de Avaliação é formado pelo Grupo de Avaliação e pelo Comitê de Avaliação Cognitiva do Estudante e pelo Comitê de Avaliação da Prática Profissional do Estudante. Este Núcleo dá suporte à elaboração de relatórios e projetos relacionados às inovações curriculares em curso ou desejadas.

O Grupo de Avaliação é responsável pela análise de documentos formais de planejamento curricular e pela elaboração e análise de formatos de avaliação sobre o desenvolvimento curricular. É composto por docentes dos Cursos de Medicina e Enfermagem e profissional do serviço de Enfermagem.

O Comitê de Avaliação Cognitiva do Estudante volta-se para a avaliação da progressão do estudante no curso de graduação, sendo constituído por uma equipe de apoio à formulação de projetos e instrumentos para a verificação da aprendizagem cognitiva. São atribuições deste Comitê: 

  • a validação dos Exercícios de Avaliação Cognitiva (EAC);
  • a formulação e aplicação do Teste de Progresso.

O Comitê de Avaliação da Prática Profissional do Estudante tem como propósito auxiliar as equipes de planejamento dos cursos de graduação e pós-graduação a organizar instrumentos de avaliação que tenham como objetivo avaliar o desempenho individual dos estudantes. São atribuições deste Comitê:

  • informar os prazos de entrega dos dados para organizar as avaliações;
  • analisar os instrumentos propostos para avaliação de desempenho dos estudantes, segundo princípios do projeto político-pedagógico;
  • verificar a validade e a confiabilidade dos instrumentos propostos;
  • correlacionar o critério-referência de cada série dos cursos de graduação e de pós-graduação com os instrumentos propostos;
  • orientar as equipes na construção dos instrumentos.

Os produtos e resultados dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Avaliação resumem-se a atividades de:

  • elaboração de material de avaliação (formatos, projetos, artigos e relatórios);
  • participação em módulos de capacitação de docente;
  • análise de formatos de avaliação;
  • análise dos exercícios de avaliação cognitiva;
  • análise estratégica do desenvolvimento curricular;
  • envio de trabalhos para congressos e cursos.