• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Materno Infantil

O Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil, é uma Unidade hospitalar de assistência que integra a Rede Regional de Atenção a Saúde – RRAS – 10 do Departamento Regional de Saúde de Marília – DRS IX, compreendendo 05 microrregiões de saúde  (Marília, Assis, Ourinhos, Tupã e Adamantina) com 62 municípios, totalizando uma população estimada de 1.073.007 habitantes. (TCU/DATASUS – 2011)

Desde 2002 integra a Rede de Hospitais “Amigo da Criança” do Ministério da Saúde, desenvolvendo ações estabelecidas pelo programa, com ênfase no estímulo à amamentação e ao parto humanizado. (Relatório de Gestão 2010).

Em 2011 a Unidade implantou o Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica visando complementar as ações nesta área do conhecimento possibilitando, além da assistência, produzir conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisa e contribuindo para a formação de profissionais de saúde envolvidos com a prática da integralidade no cuidado em saúde. Também em 2011 foi implantado o Serviço Regional de Triagem Neonatal, a partir das necessidades identificadas pela RRAS 10 do Departamento Regional de Saúde.

Atualmente é realizado na Unidade hospitalar, ações de cuidado individual e coletivo, nas áreas de Atenção à Saúde da Criança, Mulher com uma capacidade operacional de 102 leitos. Possui 8 leitos de UTI Neonatal, 8 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários, 7 leitos de UTI Pediátrica,  24 leitos nas especialidades de Pediatria, 25 leitos clínico- cirúrgicos , 10 leitos de Ginecologia e 20 leitos de Obstetrícia que funciona em sistema de alojamento conjunto para o cuidado mãe-bebê. Conta com sala de ordenha e prioriza o aleitamento materno, a ordenha direcionada e a doação de leite humano. Tem ainda Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico e a Unidade de Urgência, que visa prestar cuidado às urgências à criança e mulher utilizando-se da tecnologia do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco.

Realiza assistência ambulatorial nas diversas especialidades pediátricas, onco-ginecologia, ginecologia geral e pré-natal de risco.

O Programa de Humanização , considerando a parceria com o Ministério da Saúde, tem desenvolvido vários projetos direcionados ao cuidado hospitalar, sendo eles: Projeto Humanizarte, Brinquedoteca, Classe hospitalar, Projeto Biblioteca Viva (amigos da Leitura), Projeto Mãe Participante, Amigos do Sorriso e Quarto das Mães que estão em aleitamento materno exclusivo e o bebê sob os cuidados da UTI Neonatal.

Diretor da Unidade: Dra Carla Bicudo Ramos CRM: 94827.

 

Resultado de imagem para hospital materno infantil marilia

Localização: Av. Sampaio Vidal, 42 – Centro, Marília – São Paulo, CEP 17501-441,

Telefone: (14) 3402-1744, Fax: (14) 3402-1836, E-mail: depmihc2@hc.famema.br.