• (14) 3402-1744
  • superintendencia@hc.famema.br

Nossa História

Nossa História

 

Em 1957, era uma aspiração das autoridades locais a construção de um hospital com capacidade para atender a população de Marília e região, neste mesmo ano quando Jânio Quadros governava o Estado, iniciaram-se as obras do HC, cuja planta previa cinco pavimentos, além da área térrea e subsolo. Estava previsto que o andar superior abrigaria os setores de cirurgia, obstetrícia e esterilização de materiais.

Em 1966, foi criada a Famema – Faculdade de Medicina de Marília, que utilizou o recém construído Hospital das Clínicas para atendimento aos pacientes e também como cenário de prática de seus alunos. E para dar apoio essa Faculdade, em 1967, criou-se a FUMES, Fundação esta que passou a contratar os funcionários para trabalhar na Instituição.

Em 1994, a Famema torna-se uma Autarquia Estadual pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e os funcionários da FUMES puderam optar em ficar sob responsabilidade da Autarquia Famema, recebendo o seu salário diretamente dessa Secretaria.

Porém, passado algum tempo, não foi mais possível transferir a folha de pagamento dos funcionários da FUMES para a Secretaria. Então, essa Fundação voltou a arcar com o pagamento dos funcionários a serem contratados.

Em 2007, houve a necessidade da criação da FAMAR, uma Fundação privada, criada para apoiar a Famema. Nesse momento, a FUMES para de contratar funcionários e a FAMAR começa a contratar.

A Famema então, com toda a sua estrutura de assistência e ensino passa a ter 3 tipos de contratação de funcionários:

– Os contratados pela FUMES e que optaram em receber pela Secretaria a qual a Famema pertence, os “FUMES optantes”;

– Os contratados pela FUMES e que recebem seus salários pela própria FUMES, os “FUMES não optantes”, e

– Os contratados pela FAMAR.

Ao longo dos anos e sem a efetivação do quadro de pessoal da Famema, surge a necessidade de reorganizar “Ensino” e “Assistência”.

Assim em 2015, cria-se uma nova autarquia, o HCFAMEMA, este vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, para atuar em conjunto e de forma coordenada com a Famema.

E identificando a necessidade de uma Fundação para dar suporte a essa nova Autarquia, em 2017, a FAMAR torna-se também, fundação de apoio ao HCFAMEMA.

O HCFAMEMA atua na assistência de média e alta complexidade, sendo referência em diversas especialidades.

Atende 62 municípios, uma população estimada em 1milhão e 200mil vidas.

Vem passando por um processo de construção desafiador, mas que com muita garra, determinação e resiliência de toda a equipe da Instituição, vem superando cada desafio.

Isso é HCFAMEMA!