• (14) 3434-2525
  • superintendencia@hcfamema.sp.gov.br

Hospital Materno Infantil faz homenagem aos pais

Hospital Materno Infantil faz homenagem aos pais

A equipe do Hospital Materno Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA realizou a entrega dos certificados e de uma lembrancinha aos pais que estão com bebês prematuros na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e também para os pais com bebês que receberam alta hospitalar. A ação solidária aconteceu ontem (30), no mês conhecido como Novembro Roxo, que é considerado o mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade.

“Este ano, o tema da campanha de conscientização foi ‘separação zero entre mãe e bebê prematuro’, e aqui nós priorizamos o encontro do bebê com a mãe logo nas primeiras horas de vida da criança para que ela tenha condições de ficar internada e acompanhar o filho prematuro o tempo todo. O Novembro Roxo também representa uma resiliência que essas famílias têm com seu bebezinho aqui na UTI”, explica a Diretora do Hospital Materno Infantil, Dra Alexandra Haikel Zayed.

Ainda de acordo com a Dra Ale, como carinhosamente é chamada, o objetivo do Novembro Roxo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e informar sobre as consequências do nascimento antecipado. “Outra ação fundamental é a doação do leite materno, que é muito importante para o bebê prematuro. Parabenizamos as mães que fazem a ordenha direcionada, que temos aqui em nosso serviço, e às mães doadoras de leite – isso é uma empatia ao próximo, um comprometimento com as crianças que precisam”, acrescenta Dra Ale.

Durante a homenagem aos pais e alta aos bebês, os colaboradores se emocionaram com o momento singelo. “Enquanto os bebês estão aqui é como se fossem nossos filhos, e quando eles vão embora sentimos alegria por ver que estão bem. A alta hospitalar é uma busca constante para nós, e não apenas dos bebês prematuros, mas de todos que passam aqui e recebem nossos cuidados. Por isso esse momento é tão gratificante”, comenta a enfermeira encarregada do setor técnico da UTI Neonatal, Renata Andrade.

“Nós estamos aqui para contribuir com o bem estar dessas criançinhas prematuras que encontram proteção em nosso Hospital Materno Infantil e em todos os nossos profissionais, que cuidam delas com muito amor e carinho”, acrescenta a Diretora Técnica de Saúde à Atenção da Criança, Dra Celeste Maria Bueno Mesquita.

A Superintendente do HCFAMEMA, Dra Paloma Libanio, esteve presente nesta cerimônia realizada anualmente pela Instituição. Na ocasião, Dra Paloma, que também é mãe de prematuro e teve seu filho caçula no Hospital Materno Infantil, contou aos pais sua experiência. “Como gestora e médica sei o quanto é importante conscientizarmos a todos sobre a prematuridade, mas como mãe sei o quanto é difícil viver na UTI Neonatal e o quanto faz toda a diferença ter uma boa equipe cuidando do nosso bebê. E vocês estão em excelentes mãos! Meu filho também ficou aqui e eu sou muito grata a toda essa equipe. Então meus parabéns a esses profissionais e a vocês, pais, que são verdadeiros guerreiros. Uma salva de palmas a vocês, mas em silêncio por respeito aos bebês”, disse Dra Paloma Libanio.

 

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem