• (14) 3434-2525
  • superintendencia@hcfamema.sp.gov.br

Assinatura do Termo de Adesão para Obtenção do ” Selo Hospital Amigo do Idoso “

Assinatura do Termo de Adesão para Obtenção do ” Selo Hospital Amigo do Idoso “

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, por meio da Superintendente, Dra. Paloma Libanio, assinou no dia 24 de maio, o Termo de Adesão para obtenção do “Selo Hospital Amigo do Idoso”, onde firmou o compromisso de executar ações de boas práticas públicas voltadas para as pessoas idosas.
O Programa “Selo Hospital Amigo do Idoso” do Estado de São Paulo está a cargo da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e se insere no programa intersecretarial “São Paulo Amigo do Idoso”, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, instituídos pelo Decreto n.º 58.047, de 15 de maio de 2012. Trata-se de instrumentos de promoção de amplo processo de mobilização regional, de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo.
Após a assinatura do “Termo de Adesão”, o processo de certificação envolve a implantação de ações obrigatórias e eletivas, nas áreas de comunicação, gestão e ambiente físico, que permitem à instituição progredir sequencialmente para o “Selo Inicial”, “Selo Intermediário” e “Selo Pleno”. Não por acaso, a primeira ação obrigatória para obtenção do Selo Inicial é: “Implantar e manter o Comitê Gestor do Projeto”, constituído por “equipe multiprofissional com pelo menos três integrantes da instituição com experiência em envelhecimento e atenção à saúde do idoso”. Cabe ao diretor da instituição reconhecer formalmente o comitê, e possibilitar sua ampla divulgação.
Importante frisar que o Programa é exclusivo para instituições assistenciais de saúde do estado de São Paulo. O “Selo Hospital Amigo do Idoso” não se destina a uma mera certificação de qualidade, o objetivo maior é a implantação de um processo de trabalho integrado, integral, multidisciplinar, contínuo e segundo os preceitos da geriatria e da gerontologia.

Fonte: Secretaria do Estado da Saúde e Governo do Estado de São Paulo

 

 

 

 

26/05/2023

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem