• (14) 3434-2525
  • superintendencia@hcfamema.sp.gov.br

Fevereiro Vermelho – mês de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Fevereiro Vermelho – mês de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Festividades como o Carnaval, são datas propícias para as pessoas extrapolarem no consumo de bebidas alcoólicas e uso de drogas. Pensando nisso, o HCFAMEMA promoveu palestras informativas de sensibilização e conscientização dos malefícios provocados no organismo do usuário. As ações contaram com o apoio dos idealizadores e palestrantes da Equipe Multiprofissional, da Comunidade Alcoólicos Anônimos (AA) e residentes Multiprofissionais da área de Saúde Mental.
Os palestrantes estiveram no período de 13 a 15 de fevereiro nas recepções das Unidades Ambulatoriais do HCFAMEMA: HC Adulto, São Francisco e NGA, além das palestras informativas, foram apresentados os serviços do CAPS-AD (álcool e drogas) e seu fluxo de atendimento.
O HCFAMEMA oferta serviços à população com um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS-AD, que promove assistências à pacientes com atividades terapêuticas voltadas a educação em saúde, aos aspectos biopsicossociais, ampliação de repertório e de orientação de familiares, além de temas relacionados à dependência química e uso nocivo de substâncias.
“Vale ressaltar que, nestas atividades, é possibilitada a troca de vivências e experiências entre as pessoas que estão em tratamento. Com este movimento constante de trocas, podem ocorrer processos de identificação entre os indivíduos e, consequentemente, estimula-se um ambiente de reflexão e de fortalecimento de cada um e do grupo enquanto unidade e totalidade” conforme coloca a equipe do CAPS-AD.
O CAPS-AD funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, sendo referência para os munícipes de Marília e região. Para mais informações, o telefone de contato é o (14) 3434-2549 ou através do e-mail: caps@hc.famema.br

O mês de fevereiro é referenciado pelo Ministério da Saúde, como o mês de Combate às Drogas e ao Alcoolismo e tem como objetivo conscientizar a população sobre o mal que as drogas e o álcool causam, não só ao organismo do usuário, como também ao adoecimento da sociedade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O HCFAMEMA juntamente com seus pares: Centro de Apoio ao Colaborador (CAC), Gerência de Educação em Saúde (GES) e Gerência Multiprofissional(GES), realizaram nesta sexta-feira (17), palestra ministrada pelos integrantes do Alcoólicos Anônimos aos seus colaboradores com o tema “Diga não ao álcool e outras drogas”
O objetivo dessa ação é de orientá-los acerca dos malefícios ao organismo. O HCFAMEMA ainda conta com grupos terapêuticos no Centro de  Atenção

Psicossocial Álcool e Drogas, totalmente preparados para dar apoio e o acolhimento de colaboradores e de seus familiares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17/02/2023

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem