• (14) 3434-2525
  • superintendencia@hcfamema.sp.gov.br

HCFAMEMA registra queda em internações na UTI COVID-19

HCFAMEMA registra queda em internações na UTI COVID-19

O mês de setembro ainda não terminou, mas já traz boas novas ao apresentar queda significativa no número de internações na Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI) COVID-19, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA.

Neste mesmo período, em julho, a taxa de ocupação era de 100%, enquanto que agosto foi de 37%, e a taxa de redução continua neste mês. Dados parciais de setembro mostram que as ocupações em leitos de UTI estão cada vez menores e chegam a 20%.

Fechamos o mês de agosto com 22 pacientes internados em leitos COVID adulto e infantil, sendo apenas 10 em UTI adulto. Hoje, 15/09/21, são 12 pacientes internados, e destes, cinco estão na UTI adulto por causa da doença.

Segundo o diretor técnico do Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade (DASAC) do HCFAMEMA, Dr. Luciano Vicentini, a vacinação em massa é a responsável pela redução do número de atendimentos. “Hoje vemos uma drástica redução do número de internações pela COVID-19, e quando esse atendimento gera uma internação, esse paciente geralmente tem sintomas menos graves não necessitando de leito de UTI”, explica o médico.

Dr. Luciano observa ainda que a faixa etária dos pacientes internados também não é tão alta (idosos) como no início da pandemia. “Atualmente o que constatamos é que a maioria das internações em UTI por COVID-19 são de pessoas adultas, com moderado aumento na média etária de internação em UTI adulto, passando de 52 anos em junho e julho para 60 anos em agosto. Nossa maior média de idade de internação em UTI adulto foi de 67 anos e deu-se em maio de 2020”.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Estado de São Paulo registrou no último domingo (12) menos de 5,5 mil internados pela COVID-19 após 17 meses acima desta marca.

A queda na taxa de internação no Estado também é reflexo do avanço da campanha de vacinação e das estratégias de prevenção e enfrentamento da doença. A ocupação dos leitos de UTI no Estado atualmente é de 33,1% e na Grande São Paulo é de 37,7%.

HCFAMEMA

Deixe sua mensagem